Leitura por Prazer X Final de Semestre na Faculdade


Como conciliar?

Ler é uma coisa maravilhosa e até terapêutica, mas como ler sem "dor na consciência"?
Como ler de forma que eu consiga parar?
Pois diante das provas, trabalhos e afins, tudo parece ser mais atrativo, até arrumar aquela gaveta sombria no final do guarda roupa.
Então, de acordo com minha experiência, fiz uma lista com 5 conselhos que poderão facilitar esse processo.

1.  Escolha um daqueles livros que estão na sua estante esperando ser lidos há algum tempo, mas que você sempre o substitui por algum outro que julga mais interessante. Pois lendo um livro sem muito "atrativo" você começara sem muita expectativa, evitando se contagiar. Podendo até mesmo amar o livro diante da segunda opção aversiva (prova).

2. Faça um cronograma de leitura, tendo em vista que todos os outros espaços serão dedicados à faculdade. Esse tempo para leitura tem de ser o mesmo tempo que você usa para descansar. Ler é descançar!

3. Leia em lugares incomuns, quando for pegar o ônibus, no médico, usando o banheiro, quando for dormir. São ótimas oportunidades de leitura e evita que você se sinta, de alguma forma, culpado por não estar lendo aquele texto de Skinner, ou decorando os 206 ossos do esqueleto humano.

4. Estude! As pessoas tem a estranha mania de "se deixar de molho", isso mesmo, pois sentam em frente a tela de um computador e pensam. Pensam no futuro, em como seria não estudar, em como seria ser rico, se imaginam ganhando na mega sena e passam horas distribuindo o dinheiro aos familiares e comprando bens. ESTUDE! Produzindo e sentindo que fez algo durante o dia, o tempo que reservar para a leitura será prazeroso e bem aproveitado.

5. E por ultimo, porém não menos importante: Não use a leitura como fuga para suas atividades acadêmicas! Isso mesmo que você entendeu! Não se esquive agora! rs...  

Claro que conselhos como este só se aplicam a pessoas realmente fanáticas, que querem ler em qualquer situação e se recusam a por a tão querida ficção de lado. haha


Abraço Leitores, agora vou estudar!



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada pelo comentário!

Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria.;
(Jorge Luis Borges)